segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SC Barbarense novamente em destaque no Diario Insular

JOÃO SOUSA, PRESIDENTE DO BARBARENSE, QUER O CLUBE A LUTAR PELOS PRIMEIROS LUGARES NO CAMPEONATO DE FUTSAL

Entrar no quarteto da frente
Barbarense aposta em garantir um dos quatro primeiros lugares no campeonato de futsal. O presidente João Sousa destaca importância da formação.


Barbarense aposta em garantir um dos quatro primeiros lugares no campeonato de futsal. O presidente João Sousa destaca importância da formação.Lutar por um lugar entre os quatro primeiros classificados do Campeonato da Terceira de Futsal em 2010/11, até como forma de acautelar uma possível entrada na Série Açores, que será uma realidade em 2011/12, é o principal objetivo do Sport Clube Barabarense para a tetemporada que se avizinha.
Quem o garante é João Sousa, presidente da direção do clube de Santa Bárbara, mas não esquece, ao mesmo tempo, as metas estabelecidas para os escalões de formação, uma das principais apostas da coletividade. "Em termos meramente desportivos, um dos nossos objetivos passa por assumir uma candidatura ao título nos escalões de juniores e juvenis, pois marcámos presença presença nas meias-finais de juniores na época passada. Quanto aos seniores, a nossa pretensão passa por terminar entre os primeiros quatro. Temos 52 atletas inscritos e já estamos a trabalhar e queria agradecer publicamente a disponiblidade da Proteção Civil e da Junta de Freguesia da Serreta, que nos cedeu o pavilhão para os treinos", salienta.
Ainda assim, o dirigente assume que o Barbarense não é um dos principais canditatos, salientando que, pelo menos no plano teórico, equipas como Fonte do Bastardo, Matraquilhos, Casa da Ribeira e Posto Santo reunem maior favortisimo. No entanto, João Sousa mostra confiança: "Penso que, neste momento, temos um plantel com qualidade e estamos, sem dúvida, mais fortes do que o ano passado".
Sobre uma possível participação na Série Açores, João Sousa deixa o alerta: "Vai ser, certamente, uma competição muito mais difícil e é necessário ter os pés bem assentes no chão, pois vai obrigar os clubes a outro tipo de organização, quando todos nós estamos habituados a um amadorismo total. Mas, no que toca ao Barbarense, temos, pelo menos, uma sede com condições únicas, talvez do melhor que existe na ilha. O Barbarense tem um projeto com pernas para andar e esta direção está altamente empenhada em cumpri-lo com sucesso".

Formação
João Sousa fala com alguma mágoa na formação, secção que apenas vai apresentar os escalões de juniores e juvenis. "Gostaríamos de ter mais formação, mas são necessárias mais algumas condições que o clube ainda não possui, nomeadamente mais uma carrinha. Não existem condições financeiras para alargar o leque desportivo e, inclusive, não temos possibilidades de manter a equipa feminina. Ainda assim, o Barbarense possui um grupo de danças de salão, além da damas, com o Paulo Sousa, que já foi campeão nacional", explica.
Promover a devida transição dos escalões jovens para os seniores é uma das grandes preocupações da turma barbarense e João Sousa, sobre este assunto, não se coibe de enviar alguns recados. "Apenas a formação tem subsídios oficiais e é pena que alguns estejam a gastá-los na equipa sénior. Para nós, direção do Barbarense, isto não faz sentido. É necessário trabalhar as camadas jovens com uma perspetiva de futuro, tentando promover a desejável transição", realça.

De costas voltadas
O Sport Clube Barbarense volta à atividade desportiva depois de acolher toda a estrutura que deixou a Casa do Povo de Santa Bárbara. A coletividade volta a ter vida, mas João Sousa lamenta algumas atitudes. "Entrámos 'a zero' para o clube e alguns sócios viraram-nos as costas. Penso que algumas pessoas gostariam que a liderança do clube tivesse sido entregue a alguém de Santa Bárbara. Mas estamos a trabalhar para conseguir levar o barco a bom porto e a atual direção está unida. A anterior direção tem o mérito de ter construído a sede, mas é mais fácil gerir com dinheiro do que, como no nosso caso, sem dinheiro. Nós começámos do zero e, em vez de nos ajudarem, viram-nos as costas", deasabafa.
Rentabilizar a sede, inaugurada em 2005, é um dos meios para aumentar as receitas. "Pensamos que a sede não deve ser alugada a terceiros e pode constituir uma fonte de receita que pode cobrir algumas despesas, desde a luz ao gasóleo. Já conseguimos alguma receita com o jantar de apresentação, que permitiu pagar a primeira fase das inscrições, e estamos a pensar realizar em outubro um jantar de angariação de fundos, nomeadamente para ajudar no pagamento da carrinha. Em termos sociais, campeonatos de sueca e de dominó são algumas das iniciativas a realizar. Para o futuro, gostaríamos de construir uma garagem num prédio junto à sede e estamos a tentar localizar o dono do terreno e, ao mesmo tempo, encontrar os apoios necessários para poder realizar o projeto", avança João Sousa.
De resto, os responsáveis pela instituição de Santa Bárbara pretendem fazer crescer o clube, nomeadamente no que toca ao trabalho junto da formação. João Sousa lança o desafio: "O projeto da nova escola prevê a construção de um pavilhão, valência que pode vir a ser determinante. Quando esta infraestrutura for uma realidade, já poderemos aceitar as atletas do futsal feminino, bem como alguns dos jogadores iniciados, que estão neste momento no Posto Santo. Principalmente nos escalões de iniciados e infantis, o clube poderá crescer bastante. E Santa Bárbara é uma das maiores freguesias da parte noroeste da ilha e tem muita juventude", conclui.



CARLOS BRASIL, TREINADOR DO BARBARENSE

"Plantel oferece garantias de sucesso"

O plantel senior do Futebol Clube Barbarense será orientado por Carlos Brasil, ex-treinador dos juniores da Casa de Povo de Santa Barbara, donde transitam os atletas Mario Mendes, João David, Tiago Silva, Matthew Gonçalves, André Dias, Paulo Bernardo, Dário Coelho, Bryan Dias, Márcio Mendes, Nuno Sousa, João Meneses e Ricardo Lourenço.
Mario Lima (ex-Casa da Ribeira, Ricky (ex-Fonte do Bastardo), Rúben Saúde (ex-União Praiense), Ernesto Gouveia (ex-Matraquilhos FC), Mário Gores (ex-Angrense) e Quim (ex-Posto Santo) são os reforços para 2010/11.
O Barbarense tem como claro objetivo melhorar o sexto lugar alcançado na temporada passada, trabalhando para se intrometer na luta pelos quatro primeiros lugares.
Os responsáveis pela coletividade estão cientes de que este é um projeto a longo prazo e evocam a importância do trabalho a desempenhar na formação, por forma a captar jogadores de qualidade para integrarem a equipa sénior. Exemplo disto é João Meneses, que depois de um ano nos juniores "B" e dois nos juniores "A", vai esta temporada trabalhar junto do plantel principal.
A cerimónia de apresentação do plantel contou com a presença de mais de 220 pessoas, num jantar realizado no salão da Casa do Povo de Santa Bárbara. Depois do repasto, desfilaram os vários equipamentos que farão parte das equipas do Barbarense, desde fatos de treino e pólos, até aos equipamentos de jogo.

Concretizar um sonho
Carlos Brasil mostrou-se agradado com o plantel à sua disposição. "O grupo de trabalho foi escolhido por mim, em sintonia com a direção, e dá garantias para podermos lutar pelos objetivos traçados. Além do mais, todos os jogadores enquadram-se no perfil definido por mim e pelo clube. Hoje temos o plantel que idealizamos", frisa o treinador do Barbabense.
O técnico deixa um agradecimento à direção: "Não podia de deixar de agradecer à direcção, especialmente a José Bretão e João Sousa, que me propuseram o lugar de treinador da equipa sénior. Foi uma oportunidade que, além de ser a concretização de um sonho, é o culminar de um percurso que passou por todos os escalões de formação ao longo de seis anos. Portanto, sinto-me mais que preparado e com condições suficientes para realizar um trabalho de qualidade", refere.
Em jeito de conclusão, Carlos não esquece o seu antecessor, a quem reconhece inteiro mérito: "O Zé Carlos realizou um trabalho meritório e criou uma base para que, a partir de agora, seja mais fácil atingir objectivos. Uma quota parte será sempre dele. Além do mais, foi com ele que me iniciei no futsal, com ele aprendi muito e dei os primeiros passos. Devo-lhe muito e é um orgulho suceder-lhe."
In Diario Insular, 30 de Agosto de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário

O que achaste deste Post? Deixa o teu comentário... o SC Barbarense agradece...