terça-feira, 29 de maio de 2012

Fim de Época

A época que agora acaba foi uma jornada longa, exaustiva, que exigiu muito sacrifício da parte de dirigentes, equipa técnica e atletas.

O Sport Clube Barbarense lutou pela primeira vez na sua história pelos lugares cimeiros das respectivas competições em que entrou, portanto na teoria e tendo em conta o que foi alcançado, não foi uma época má.

Mas a equipa estava e está repleta de jogadores habituados a um certo nível de competitividade, pelo que não é de estranhar a desilusão de todos sem excepção, após a perda do título para o adversário..

Bom, na minha perspectiva, nem tanto ao mar nem tanto à terra...

O Barbarense revelou-se uma equipa muito forte na primeira fase da época, ganhando a maioria dos jogos, atingindo o 3º lugar no torneio de abertura e a final da taça de ilha. Tudo isto foi feito à custa de uma pré-época muito bem planeada e do bom trabalho realizado por todos.

A final foi, obviamente, um momento memorável para todos os envolvidos, alguns de nós pela primeira vez num jogo com este carácter. Tentou-se contrariar o favoritismo do adversário, e penso que não nos demos mal. O adversário ganhou, fez por merecê-lo, mas vendemos cara a derrota.

Voltando ao campeonato, chegados à fase crítica da época, a equipa claudicou fisicamente, com algumas lesões, que impediram a equipa de estar no seu máximo ao longo de semanas a fio.

Coincidentemente, nesta altura a equipa sofre a cada jogo uma ou duas expulsões (conforme os humores).
Engraçado como ao longo de meses, ninguém é expulso, raramente o Barbarense atinge as 5 faltas e chegados a esta altura crítica, acontece exactamente o oposto - Houvesse prémio para a equipa mais malcriada e mal educada, e ganhávamo-lo à grande!

Passada esta fase crítica, acabam-se as expulsões, as faltas assinaladas, as advertências aos elementos do banco do Barbarense e tudo é sorriiiiiso.

Mas enfim, nesse aspecto, 'mea culpa' - nós é que somos ingénuos ao ponto de achar que ganhar um jogo depende exclusivamente da nossa capacidade e da do adversário.

Obviamente fica o amargo de boca por não termos conseguido ser campeões, tendo ganho 10 pontos aos nossos adversários directos em doze possíveis, mas isto não é um campeonato a três, mas sim a 12, logo nesse capítulo, ganha quem é o mais regular e este ano não fomos nós. Parabens por isso a S. Carlos e Fonte do Bastardo por terem demonstrado ser excelentes opositores e merecer os lugares que ocuparam no final de época.

Continuo a achar que a época foi muito positiva. Apresentámos um futsal de qualidade, mérito do mister Carlos Brasil e dos jogadores. Preocupámo-nos em jogar futsal e não em rachar lenha em todos os jogos.

Sinal disso mesmo é o interesses que muitos jogadores do nosso clube despertaram no futsal terceirense em geral.

Para muitos, o Barbarense vai acabar, pois todos os jogadores vão sair em busca de melhores oportunidades / dinheiro / títulos / competitividade, mas desenganem-se..

Com o mister Ernesto no comando da equipa, há razões de sobra para que o bom trabalho seja continuado e que o futuro seja risonho.

Obrigado a todos os meus colegas pelo espírito de sacrifício demonstrado ao longo da época.
Obrigado ao Mister Carlos Brasil, pelo trabalho realizado com todos os jogadores.
Obrigado à direcção e restante equipa técnica pelo apoio prestado.
Obrigado aos nossos adeptos, que cada vez que jogávamos em casa se deslocavam 27km (54km ida e volta) para ver o jogo - em S. Sebastião.

Aos que partiram, boa sorte.

Aos que ficam, para o ano há mais.

Vamos para férias que são bem necessárias

Abraços,

Márcio Mendes


P.S.: Ainda há o prémio M.V.P para ser atribuído, é para breve!

SC Barbarense 4 - 6 S. Sebastião

A equipa do S.C. Barbarense despediu-se este fim de semana do campeonato distrital com uma derrota.

Num jogo de sentido único, a bola teimava em não entrar na baliza do adversário. Jogadas ofensivas menos definidas do que habitualmente é o nosso apanágio e transições não defendidas da melhor forma ditavam o resultado 3-3 ao intervalo. O primeiro golo foi protagonizado por Mário Jorge numa jogada de insistência, passando por 2 jogadores e o terceiro golo por Ernesto, num desvio à boca da baliza. Destaque para o segundo golo, do 'Shorty' , num fabuloso tiro antes dos dez metros.

A segunda parte começou de novo com posse de bola para o nosso lado, mas nem sempre com o esclarecimento necessário, para se chegar ao golo. Mérito também para uma equipa de S. Sebastião com muita força física, que aos poucos e poucos ia ganhando cada vez mais os duelos individuais.

Após desvantagem no marcador e já com o GR avançado em campo, o Barbarense chega ao empate a 4-4 por Rúben Saúde.

Com a insistência neste modelo ofensivo, S. Sebastião consegue marcar dois golos e desempatar o jogo, levando os três pontos para casa.

Tenho de destacar a forma absolutamente soberba como os meus colegas encararam este último jogo com o seu espírito de sacrifício e humildade, sem dúvida uma lição para quem, com dois dedos de testa, consegue reparar nestas coisas.

Hasta!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Biscoitos - SC Barbarense (2-3)

Em jogo da 21ª e penúltima jornada do campeonato, a nossa equipa deslocou-se ao norte da ilha para enfrentar a aguerrida equipa dos biscoitos.

Com um ritmo baixo na primeira parte, a equipa teve dificuldades para criar oportunidades de golo, tendo o golo surgido num lance estudado, na sequência de um canto, por Ruben Saúde.

Na segunda parte e entrando com mais garra rapidamente se chegou ao 2º golo, de novo Rúben Saúde, após assistência de Mário Jorge. As boas jogadas surgiam umas após as outras, mas a bola teimava em não entrar, até que Shorty Golo, numa excelente jogada individual, passa por três adversários e atira para o fundo da baliza.

A 3min do fim da partida a equipa dos biscoitos reduziu para 3-1 e a 45seg do final para 3-2, prémio justo para uma equipa que se bateu bem e nos criou muitas dificuldades.

Entramos assim na última semana do campeonato.

Hasta!

terça-feira, 15 de maio de 2012

SC Barbarense 8 - 3 Porto Martins

Num dia de emoções fortes, o Barbarense seguiu o campeonato com mais uma vitória.

Chegámos ao intervalo com o resultado de 3-2 favorável à nossa equipa, com boa exibição do adversário.

No segundo tempo, com excelentes momentos de posse de bola e algumas boas jogadas de ataque posicional à mistura atingiu-se o resultado final de 8-3 com golos de Mário 'Balotelli'(3), Ruben Saúde (2), Brian (2) e Zé 'Benjamim'! (parece-me que foi assim, mas quem quiser mais golos para a contabilidade pode sempre meter uma cunha!)

Destaque para a estreia do júnior Fábio 'Ice Tea' Sousa na baliza, que se portou muito bem e mereceu esta oportunidade!

Parabens à equipa do Porto Martins, pelo campeonato realizado até ao momento, que provou neste jogo, merecer o lugar que ocupa na tabela classificativa.

Hasta!